
PSIQUIATRIA FORENSE | PERÍCIAS
A Psiquiatria Forense é uma área de atuação da Psiquiatria, que atua na interface entre a Medicina e o Direito. O Psiquiatra Forense tem como objetivo de sua atuação avaliar o estado mental dos indivíduos, e analisar suas competências para o exercício de direitos, deveres ou atividades das quais decorram repercussões na esfera jurídica.
Ao ser chamado para auxiliar na solução de uma demanda judicial, o Psiquiatra Forense vale-se de seu conhecimento e arte, sempre tendo como referencial ético a maior veracidade, a serviço da justiça.

- Atuação como médico perito e de assistência técnica para ações judiciais em todas as áreas do Direito
- Psiquiatra forense do Núcleo de Psiquiatria Forense do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP (NUFOR-IPq FMUSP) e professor do Curso de Especialização em Psiquiatria Forense do Núcleo de Psiquiatria Forense do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP (NUFOR-IPq FMUSP)
- Trabalho realizado em parceria com os principais escritórios de advocacia de São Paulo, a fim de oferecer as melhores soluções técnicas para suas demandas, em um processo de estreita colaboração com os advogados envolvidos no caso
Dentre os serviços oferecidos, encontram-se:
-
Assistência técnica em processos judiciais, com elaboração de quesitos, participação em perícias judiciais e elaboração de pareceres;
-
Elaboração de pareceres para ações judiciais;
-
Consultoria em psiquiatria forense;
-
Elaboração de atestados para avaliação de capacidade para os atos patrimoniais de vida civil, em processos de curatela;
-
Elaboração de atestados para diferentes finalidades, como adoção, concursos etc.
Produção científica selecionada
Nogueira AS, Silva TF da, Serafim A de P, Castellana GB, Barros DM de. Is All Psychiatry Forensic? Association between Mental Disorders and Legal Proceedings. Arch Clin Psychiatry (São Paulo). 26 de maio de 2021;48:123–6.
https://www.scielo.br/j/rpc/a/Zz4GXf5HLGD5dL5zW64MgTR/abstract/?lang=en
Castellana GB, Schraiber LB, da Silva TF, Barros DM. Decision-making for involuntary commitment in Brazil: elucidating misunderstandings between reasons and justification. Braz J Psychiatry. 3 de fevereiro de 2020;42:108–9.
https://www.scielo.br/j/rbp/a/hHVmty874SZmFVk8DCPxDCc/?lang=en
Sigilo Médico em Psiquiatria e Psiquiatria Forense. Revista de Direito e Medicina, 01 set. 2019
https://www.thomsonreuters.com.br/pt/juridico/webrevistas/rdm-revista-de-direito-e-medicina.html
Transtornos da personalidade ? Aspectos Clínicos, Jurídicos e Éticos. Revista de Direito e Medicina, 01 dez. 2019
https://www.thomsonreuters.com.br/pt/juridico/webrevistas/rdm-revista-de-direito-e-medicina.html

